quinta-feira, 21 de maio de 2009

UNICA trás para Tocantins vestibular para cabeleireiros

O Vestibular da ÚNICA acontece dia 31 de maio em Palmas.

Visando a apresentação da Universidade do Cabelo o agente de negócios da ÚNICA, Aldemir Santos, estará nesta quinta-feira, 21/05, às 19h30, no auditório do Sebrae em Colinas, explanando e tirando dúvidas com os Profissionais da Beleza do municipio.

Objetivo da Universidade do Cabelo, desenvolvida por Magno Alves, renomado esteticista de São Paulo, com mais de 40 anos no mercado é de buscar apoio junto a todos os núcleos do Sebrae Tocantins, para divulgação da qualificação de profissionais do setor.

Sendo que o grupo que fizer parte dos Projetos atendidos pelo Sebrae terá o desconto de 40% e se conseguir o numero de 20 inscritos terá a oportunidade de participar do curso em sua própria cidade.

Parceiros

Sebrae, Tocantins Produtivo, Secretária de Industria e Comércio, Embel, Crios, Donna Studio.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

Moveleiros de Colinas recebem feedback

Forma de avaliar o projeto através da apuração de resultados, causas e implicações, ocasionando assim, os êxitos da evolução das premissas e a efetividade das ações diante do público-alvo.

O evento foi realizado nesta terça-feira (19/05), no Sebrae em Colinas, durante reunião de apresentação da pesquisa T3, efetivada em fevereiro de 2009, correspondente ao período de junho de 2008 a dezembro 2008. A reunião contou com a presença de 11 associados, público-alvo do projeto moveleiros e analista Amaggeldo Barbosa.

Feedback de apresentação dos resultados da pesquisa T3 confirmou a superação do público-alvo, pois os mesmos, aumentaram o volume de vendas das empresas do projeto.

Renivaldo Carlos, presidente da Associação de Moveleiros de Colinas do Tocantins –Amarco, destaca que o diagnóstico apresentado ao grupo pode ajudar na elaboração do Plano de Viabilidade Econômica e Financeira. “Possamos a partir daqui dar inicio ao tão sonhado distrito industrial, o qual é de fundamental importância para o segmento, visto que as estruturas das movelarias são precárias”, diz o presidente.

“Reforço aqui que o grupo esta disposto a participar das ações que o Sebrae/TO promove, pondo em evolução as atividades previstas”, comenta Amaggeldo Barbosa.

São esperados que através destas ações que do grupo demonstrou evolução possa ser criado um maior impacto no resultado do projeto como: consultoria empresarial em gestão financeira, missão técnica na Bahia para compra de madeira legalizada, consultoria empresarial de Viabilidade Técnica das empresas para instalação do Distrito Industrial.

Link para a pesquisa T3:

file://Tosrvadnrc/Usr/_Backup-Antigo/N%FAcleo%20M%E9dio%20Norte/Moveleiros/Relat%F3rios/Moveleiro.ppt#3

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

terça-feira, 19 de maio de 2009

NRMN capacita empreendedores através do calendário de cursos do 2º Trimestre

Proporcionando através da disseminação de informações a capacitação e qualificação de empreendedores.

As capacitações foram realizadas no período de (11 a 15/05), em Colinas com a Semana de Capacitação Crediário e Cobrança, para o Segmento Automotivo, e Gestão Financeira em Guaraí. Ambas disponibilizaram em um único pacote, curso, oficinas, palestras, momento empresarial e consultoria empresarial, que resultou no total de 220 pessoas atendidas e capacitadas.

Tendo por objetivo promover a qualificação dos empreendedores em Crediário e Cobrança e disseminar conhecimentos específicos sobre a atividade de serviços financeiros, em especial o domínio das ferramentas em gestão, através da Gestão Financeira.

“Foi muito proveitosa à capacitação, pois, precisávamos sabe se estávamos praticando e gerindo corretamente nosso trabalho de gestão financeira”, diz o colaborador da Canaã empresa de insumos e ração animal em Guaraí.

Segundo o instrutor Eduardo Raslan a experiência de trabalhar com o Segmento Automotivo de Colinas foi marcante. “Todos estavam motivados em alinhar e buscar informações, que com certeza irá fazer a diferença em suas empresas” cometa o instrutor.

É esperado que o público-alvo tenha conseguido alcançar seus objetivos, implantado nas micros e pequenas empresas todo o aprendizado adquirido em Crediário e Cobrança e Gestão Financeira, melhorando assim, os serviços prestados pelas empresas.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

Feirantes de Colinas retornam otimistas da Feira 304 Sul

Após caravana participantes esperam colocar em prática o mais breve possível às melhorias vivenciadas na Feira 304 Sul, criando assim, uma feira do mesmo estilo em Colinas.

A missão técnica a Feira 304 Sul, organizada pelos empresários do núcleo setorial dos feirantes do Projeto Empreender, em parceria com a Prefeitura Municipal, Sebrae e Acicolinas, aconteceu dia (15/05). Com a participação de 40 integrantes, dentre empresários do segmento, instituições parceiras e convidados.

Teve por finalidade a obtenção de conhecimento sobre a forma de organização e funcionamento da feira 304 Sul, como também, visando adquirir informações sobre produtos, processos e tecnologia utilizadas pelas empresas expositoras na feira. Com isso, empresários de Colinas esperam colocar em ação num curto prazo todas as prática que foram vivenciadas.

Jose Ribamar, feirante a mais de 08 anos em Colinas, destaca nunca ter conhecido uma feira tão bem estruturada, quanto a 304 Sul. “Temos que correr o mais rápido possível, pois, tenho certeza que conseguiremos melhorar nossa forma de trabalhar e gerando mais renda e empregos”, comenta o feirante.

“Tivemos a oportunidade conhecer um modelo de mercado, que devemos trazer para Colinas”, comenta a feirante e proprietária da Letícia Modas, Deuzanira Rocha.

Franciane Alves, consultora do Empreender considerou como atingido os objetivos da caravana. “Levamos os empresários do seguimento para conhecer uma feira de excelência, buscando sensibiliza-los e motiva-los da importância de melhorar a forma de expor nossos produtos, fazendo com que a feira de Colinas torne-se um local organizado e diversificado”, frisa a consultora.

As expectativas dos participantes da caravana são muitas, após conhecerem novos mercados, trocar experiências e o sistemas de organização e práticas da 304 Sul, empresários esperam contribuir para a melhoria da Feira da Rua 03 em Colinas, focando acordar e mobilizar os demais empresários do setor para implantação da “Feira do Agricultor” no município.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Feirantes de Colinas realizam missão técnica 304 Sul em Palmas

Visando empregar melhorias na feira de Colinas, através da vivência e intercâmbio de informações junto à administração da Feira de Palmas - Feira 304 Sul.

A missão técnica a Feira 304 Sul, organizada pelos empresários do núcleo setorial dos feirantes do Projeto Empreender no município, que tem como coordenador o Comitê Gestor das Feiras Livres (Prefeitura Municipal), Sebrae e Acicolinas, acontece nesta sexta-feira, 15/05. Contará com a participação de cerca 40 integrantes entre empresários, instituições parceiras e convidados.

Tem por finalidade a obtenção de conhecimento sobre a forma de organização e funcionamento da feira livre da 304 Sul, como também, visa adquirir informações sobre produtos, processos e tecnologia utilizadas pelas empresas expositoras na feira.

Franciane Alves, consultora do Empreender em Colinas considera como oportuna à missão, pois, o grupo demonstrou ter interesse em conhecer novas experiências para poder ocasionar

mudanças em suas empresas. “O foco da missão é trabalhar através da vivência na Feira 304 Sul, melhorias a ser agregadas na Feira de Colinas e a possível implantação da Feira do Agricultor”, completou a consultora.

“A missão técnica visa desperta os empresários participantes para a implantação de uma feira de referência em organização no município, que venha a atender as suas necessidades e dos clientes”, diz Ademir Whitman, gerente do NRMN.

Com isto, beneficiará os empresários a conhecerem novos mercados, trocar experiências e a oportunidade de trabalhar sistemas de organização e práticas, que contribuíram para a melhoria da Feira da Rua 03 em Colinas, focando implantar no município a “Feira do Agricultor”, no período noturno.

Feira 304 Sul

Considerada referência em organização e tradição no Estado do Tocantins, a feira é ponto turístico e cartão postal da Capital. Está localizada na quadra 304 sul e é ponto de trabalho dos feirantes de 14 municípios do Tocantins. A feira também é local de lazer e de muitos negócios.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

Seminário Empretec movimenta Colinas

“Empreendedorismo é ter a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal”, por isso vem ai, Seminário Empretec de 25 a 30 de maio em Colinas do Tocantins.

O seminário objetiva identificar e desenvolver características empreendedoras em pessoas, estimulando por meio de metodologias de altíssima interatividade e vivência, que ocasionam mudanças no comportamento empreendedor que refletirão em suas tomadas de decisões.

Realizando assim, por meio de entrevistas, oficinas e vivências as características adequadas ao perfil de cada participante, independentemente para quem pretende começar ou incrementar o seu próprio negócio.

Em sua 7ª edição na região médio norte, o seminário oportuniza aos empreendedores descobrir novos rumos para seus negócios. E para quem quer aproveitar esta chance, as inscrições estão abertas até 22/05 e as entrevista para seleção de perfil dos participantes, acontecem de 18 a 22 de maio.

“O Seminário Empretec esta tendo uma boa aceitação pelos empreendedores colinenses e até o momento estamos com um número satisfatório de inscritos. Esperamos que até o terminho do seminário mais pessoas possam estar aderindo” destaca Ademir Whitman, gerente NRMN.

O Seminário

Seminário Empretec é executado no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação e do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br