quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Programa Próprio é iniciado na Região Médio Norte

Objetivando orientar o futuro empresário, mostrando-o o caminho certo para abrir seu próprio negócio.

O programa teve início às 19h30 de ontem (28/01), na sala de treinamentos do Sebrae em Guaraí, com a apresentação do módulo: Portas Abertas, realizada pelo Trainee Alex Veras.

O primeiro contato contou com a partição de 10 futuros empreendedores, onde todos tiveram a oportunidade de expor suas idéias com relação à abertura de empresas e ao mesmo tempo conhecer os meios legais e burocráticos para sua constituição, de forma clara e objetiva. Por fim, já ficou programado um novo encontro em 16/02 para o repasse do módulo: Despertando o Empresário.

Segundo o participante, João Batista Moura, proprietário da Banda Mistura Sensual e da casa de shows Estação da Serra em Guaraí, foi muito proveitoso o encontro. “Tenho a idéia de montar uma Distribuidora de Vestuário em Geral e o programa é a oportunidade de concretizar e conhecer melhor o meu negócio”, diz Batista.

“Começamos o programa muito bem, pois conseguimos trazer aquele colaborador, agricultor e outros que têm a idéia de abrir seu próprio negócio, a estarem recebendo a orientação correta para sua constituição, independente de qual seja o ramo”, destaca o Trainee.

Dando continuidade ao Programa na Região Médio Norte, estará acontecendo logo mais, às 19h30, no auditório do Sebrae em Colinas do Tocantins, a apresentação do módulo: Portas Abertas, pela Trainee Solange Oliveira. Está sendo esperado um numero de aproximadamente 11 participantes. Posteriormente dia 18/02 será disponibilizado novamente o repasse do mesmo módulo, caso apareçam mais interessados.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Encontro prevê mudanças para Moveleiros de Colinas do Tocantins

A meta é promover melhorias das ações, além do fortalecimento do grupo.

Em encontro realizado nesta terça-feira (27/01), às 19h30, no auditório do Sebrae em Colinas do Tocantins, com Moveleiros da cidade, ficaram definidas mudanças no setor para 2009, sendo priorizadas a melhoria das ações a serem desenvolvidas no projeto, como também o fortalecimento do grupo através união.

Dentre as ações previstas ficou estabelecida a implantação do “Feirão de Moveis”, que deverá ser realizado bimestralmente em cada bairro da cidade. Sendo que o primeiro vai acontecer dias 28 e 29 de março, no Setor Santo Antonio. Do mesmo modo, ficou presta a concretização de duas visitas técnicas para compra de madeira (matéria-prima), legalizada de reflorestamento, em Teixeira de Freitas – BA e Santarém – PA.

Ainda na lista de ações previstas, definiram a elaboração das festividades do “Dia do Marceneiro” (19/03), que será efetivada pelo próprio grupo, visando deste modo, a união dos mesmos na atuação junto ao projeto e associação.

De acordo com o gestor do projeto, Amaggeldo Barbosa, o grupo está mais interessado. “O grupo iniciou o ano buscando mudanças, isto é muito importante, pois mostra que eles estão cada vez mais interessados em levar melhorias para suas empresas através das ações do projeto e o próprio fortalecimento do grupo”, desta o gestor.

Já para o presidente da Associação de Marceneiros de Colinas do Tocantins, Renivaldo Pires, o encontro serviu para o pré-planejamento das ações 2009. “A partir de agora daremos início a atuação da Associação, em busca de melhorias para o grupo”, frisa Renivaldo. Por fim a presidente completa que os Moveleiros, priorizaram realizar visitas técnicas para certificar a qualidade e origem das matérias-primas a serem compradas pelo grupo.

Parceiros

São parceiros do projeto: Sebrae/TO, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, FIETO, Associação Comercial e Industrial de Colinas do Tocantins (Acicolinas) e Prefeitura Municipal de Colinas do Tocantins.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Programa Próprio

É um Programa de Orientação ao Futuro Empresário que visa prestar orientação completa para a abertura de novas empresas, contemplando a análise do perfil empresarial e suas características, a estruturação do negócio, a análise de viabilidade e as providências legais e burocráticas para a constituição.

A participação neste programa é muito importante, pois à medida que você vai avançando, vai conhecendo melhor os diferentes estágios necessário para esta consolidação, sendo composto por cinco módulos.

Portas Abertas:

(2 horas) Primeiro contato: Neste primeiro contato você vai conhecer o programa e ficar sabendo como o Sebrae pode auxiliá-lo na descoberta do melhor caminho para garantir a boa fundamentação da empresa. Vai perceber também o que Sebrae pode fazer por você e o que pode fazer sozinho.

Despertando o Empresário:

(4 horas): Neste módulo visa discutir o seu perfil e o seu talento que são fatores fundamentais para o sucesso do negócio. E ajudar você fazer uma reflexão sobre as suas características comportamentais, despertando o seu potencial empreendedor.

Coletando Informações:

(4 horas) Nessa etapa você vai construir um roteiro de coleta de informações para ter subsídios para a elaboração do plano de negócios. È um passo importantíssimo que vai ajudar a solidificar o seu projeto.

Conhecendo seu Negócio:

(4 horas) Neste módulo você já tem as condições para organizar as informações coletadas, tendo em vista o cenário do seu negócio, o que proporcionará uma visão mais clara e consistente para uma discussão na futura consultoria.

Consultoria de Viabilidade:

Esta é a hora de ser atendido individualmente por um consultor e ser orientado sobre as decisões para o sucesso do empreendimento. Com base nas informações apuradas serão feitas simulações que ajudarão a analisar a viabilidade do negócio.

Por: Rafael Ferreira Torres

E-mail:rafael.torres@to.sebrae.com.br