quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mais de 250 pessoas são atendias na Região Médio Norte

Por meio da Semana de Capacitação em Gestão Financeira e Programa Sebrae Próprio, além de palestras e oficinas, o Sebrae disseminou informações e conhecimento para empresários e empreendedores da região.

A maratona de orientações e difusão do saber teve início através da Semana de Capacitação em Gestão Financeira, Programa Sebrae Próprio, palestras e atendimentos individuais, realizados no período de 16 a 20/02, as quais somaram um total de 255 clientes participantes de toda a Região Médio Norte, dentre empresários formais e informais, acadêmicos, servidores públicos e futuros empreendedores.

Foram cinco dias de contato direto com os clientes da região, tanto em atendimentos interno quanto externo. Em Colinas do Tocantins o Sebrae/TO focou principalmente em levar seus serviços para os bairros, devido a carência de conhecimentos identificados nas micro e pequenas empresas, que pelo fato de estarem afastadas do centro, tem maiores dificuldades para buscarem orientações.

Outros pontos primordiais foram às parcerias estabelecidas durante o evento. Foram realizados Cursos de Atendimentos a Clientes e a Palestra Motivacional, eventos estes realizados com os servidores da Prefeitura Municipal de Guaraí, além das palestras Qualidade no Atendimento para os servidores da Câmara Municipal de Colinas do Tocantins e Despertando para o Associativismo com a Associação Comercial e Industrial de Colinas (ACICOLINAS).

Continua sendo realizado o trabalho de orientação dos futuros empreendedores de Colinas do TO e Guaraí, através do Programa Sebrae Próprio, um serviço que está sendo bem aceito e procurado junto ao Sebrae/TO, por se tratar de um produto que visa fornecer a orientação correta para o futuro empresário abrir seu próprio negócio.

“Através desta Semana de Capacitação em Gestão Financeira, conseguimos utilizar os vários instrumentos de atendimento do Sebrae como cursos, palestras, oficinas e consultorias, disponibilizados conforme o estágio de conhecimento e momento de cada participante. Foram atendidos desde o empreendedor que está iniciando seu negócio até empresários com negócios consolidados, como também, aqueles buscavam simplesmente informações”, ressalta o gerente do Núcleo Regional Médio Norte Ademir Whitman.

A analista do Sebrae Solange Oliveira, destaca que para que houvesse a realização da primeira Semana de Capacitação de Finanças do Sebrae/TO, foi primordial a divulgação pelas cidades e bairros. “Por intermédio do trabalho de divulgação diretamente junto aos clientes fui surpreendida pela venda do pacote de serviços da Semana de Capacitação em Gestão Financeira. E o mesmo cliente nos indicou um outro cliente, e assim sucessivamente, até termos o retorno positivo mensurado nos resultados”, diz Solange.

Solange ainda frisa que todos os objetivos foram alcançados, tendo sido identificada uma grande procura a ponto de hoje estar com demanda para a realização de outras Semanas de Capacitações Temáticas. Com relação ao Programa Próprio, a analista, destaca que está sendo muito bem desenvolvido, justamente pelo público-alvo estar buscando cada vez mais orientações.

A Semana de Capacitação

A Semana de Capacitação em Gestão Financeira disponibilizou em um único pacote: Curso de Analise e Planejamento Financeiro, (2) duas Oficinas Controle de Caixa (Consultoria Coletiva) e (22) Vinte e duas horas de Consultoria Empresarial Individual em Gestão Financeira.

O objetivo foi desenvolver no participante a competência de analisar e projetar suas estratégias empresariais, a partir das capacitações financeiras, adquirindo conhecimento e informações conforme seu estágio de evolução.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

Sebrae capacita funcionários públicos da prefeitura de Guaraí

Servidores recebem conhecimentos por meio de cursos e palestras.

Colaboradores da Prefeitura Municipal de Guaraí participaram do Curso Atendimento a Clientes, com a instrutora Gerusa Rocha, o qual foi ministrado no dia 20/02, na sala de treinamento do Sebrae.

O objetivo da capacitação foi identificar, refletir, e planejar as ações e procedimentos de atendimento que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados dos servidores públicos.

A realização do evento faz parte de uma parceria do Sebrae/TO e Prefeitura Municipal tendo como ponto de partida demandas identificadas por parte dos funcionários do órgão público por capacitações. Além dessa palestra de Atendimento ao cliente, outra sobre Liderança será realizada fechando o ciclo das capacitações.

“A gente nunca sabe tudo e, é por meio destas iniciativas que adquirimos mais conhecimentos” diz o Superintendente de Meio ambiente e Infra-estrutura da Prefeitura de Guaraí, Silvio Pereira, o qual enfatiza ainda que o evento veio a sanar uma deficiência e contribuir para o melhor atendimento e prestação de serviços por parte dos servidores.

“Essa parceria firmada com a Prefeitura é de suma importância, pois estamos promovendo a qualificação de seus colaboradores em “Atendimento”, através de Curso e Palestras, com o intuito de gerar diferencial competitivo, por meio de uma postura adequada e comunicação assertiva no relacionamento com clientes”, diz o Trainee Alex Veras.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br