quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Empresário conta como a gestão da sua empresa mudou

Participantes do Projeto Segmento Automotivo de Colinas definem Planejamento das atividades para 2009 e Agnaldo Jerônimo conta como sua empresa melhorou.

Em encontro realizado nesta terça-feira (17/02), na sala de reuniões do Sebrae, dez empresários participantes do Projeto Segmento Automotivo de Colinas do Tocantins fizeram o alinhamento das informações visando a integração e estruturação do grupo e planejamento das atividades para 2009, conforme demanda dos mesmos. O encontro foi conduzido pelo gestor do projeto, Amaggeldo Barbosa e contou com a presença do Gerente do NRMN, Ademir Whitman.

Com relação às ações citadas, destacam-se a proposta para a realização de caravana e missão técnica, além de capacitações em Desenvolvimento de equipes e Crediário/Cobrança e outras. “O encontro serviu para estruturarmos o Projeto, visando o mais breve início das atividades de 2009, como também fortalecer a união do grupo”, diz Amaggeldo Barbosa.

O gerente Ademir Whitman esclarece que alguns empresários têm a oportunidade de participar de um trabalho contínuo, como é o caso dos participantes do Segmento Automotivo de Colinas do Tocantins. Segundo ele, o projeto serve inclusive de referência para os demais perceberem a importância de melhorar o sistema de gestão e de investir no atendimento e desenvolvimento de equipes.

Na oportunidade o empresário e participante do projeto, Agnaldo Jerônimo deu o seu depoimento. Confira na íntegra:

Em sua fala, Agnaldo destacou que não se interava sobre a vida de sua empresa, dívidas, ganhos, gastos, contas vencidas e a vencer e outros fatores, não tendo a mínima percepção de tal importância. A partir daí, Jerônimo afirma que por meio dos cursos e, principalmente, através da consultoria financeira feita pelo Sebrae, realizada durante o período de agosto a novembro de 2008, fez com que descobrisse o grande valor em fiados a receber, então decidiu investir em mudanças, inovações e tecnologias.

“Trabalhávamos no escuro, não tínhamos a perspectiva de empreendedor e hoje trabalhamos só à vista, com cartão, cheque ou duplicata, além de termos informatizado e implantado softwares financeiros, que nos permite acompanhar o que acontece de minuto a minuto em nossa empresa, como: contas a pagar, crediário, mercadorias, tudo mesmo e isto nos levou em um curto período de prazo reduzir gastos e o aumento do valor de contas a receber”, conta o empresário.

Por fim ele ressaltou a importância de trazer tendências e inovações para o setor automotivo de Colinas do Tocantins, frisando que é preciso estar com a empresa registrada. “Estamos formalizados há 4 anos e os benefícios são inúmeros. Todos os nossos funcionários têm carteira assinada, facilitando tanto nas contratações como nas demissões ou até mesmo na aquisição de financiamentos junto às instituições financeiras”, comentou.

Agnaldo Jerônimo, juntamente com seu irmão, são sócios-proprietários da Oficina 15 de Novembro, empresa que está há 8 anos no mercado trabalhando com lanternagem e pintura de veículos, atendendo a Colinas do Tocantins e toda a região.

O Projeto

O Projeto Segmento Automotivo de Colinas do Tocantins surgiu no começo de 2008. Atualmente faz parte dos Projetos Finalísticos do Sebrae e conta com a participação de 15 empresários, os quais estão firmes e atuantes em busca de conhecimento e informações.

O Projeto tem como objetivo atuar na gestão administrativa, qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas participantes, tendo como foco estratégico a qualificação da mão-de-obra, fortalecimento e união da classe, melhoria do design e fachada nas empresas, eficiência e melhoria no relacionamento entre empregado e empregador, acesso a crédito e novos mercados.

Parceiros

Sebrae/TO, Associação Comercial e Industrial de Colinas do Tocantins (Acicolinas), Prefeitura Municipal de Colinas do Tocantins e FIETO/SENAI. Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sebrae/TO dissemina conhecimentos durante próximos dias na Região Médio Norte

Serão realizados cursos, oficinas, palestras e consultorias empresarias, além da continuidade do programa próprio.

Tendo como intuito desenvolver a capacidade dos empresários e colaboradores responsáveis pelo setor financeiro das empresas, Sebrae/TO promove no período de 16 a 20/02 em Colinas do Tocantins, Semana de Capacitação: Gestão Financeira, que contempla em um único pacote: Curso de Analise e Planejamento Financeiro, (2) duas Oficinas Controle de Caixa (Consultoria Coletiva) e (22) Vinte e duas horas de Consultoria Empresarial Individual em Gestão Financeira. Trazendo deste modo, todos os conhecimentos e informações necessárias para o empreendedor planejar suas finanças é projetar seu futuro.

Em paralelo com a semana de capacitação, Colinas do Tocantins ainda será contemplada por mais duas palestras motivacionais, sendo uma para os associados da Associação Comercial de Colinas do Tocantins (Acicolinas) e outra com os membros da Câmara Municipal ou Prefeitura – a definir, além de três módulos do Programa Próprio.

Já em Guaraí estará sendo realizado o Curso Atendimento a Clientes, com os funcionários da Prefeitura, em prol do desenvolvimento de competências dos servidores e mais três etapas do Programa Próprio: Portas Abertas, Despertando o Empresário e Coletando Informações.

A Semana de Capacitação

O Objetivo do evento é desenvolver no participante a competência de analisar e projetar estratégicas empresariais a partir das informações financeiras. A mesma é realizada em um pacote de valor fixo que contempla 1 curso, 2 Oficinas e 22 horas de consultorias.

Cronograma: Semana de Capacitação Gestão Financeira

Curso Analise e Planejamento Financeiro

Período: 16 a 19/02 Horário: 19h às 23h

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Colinas do Tocantins

Oficina Controle de Caixa (Consultoria Coletiva)

Dia: 17/02 Horário: 14h às 18h

Dia: 18/02 Horário: 14h às 18h

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Colinas do Tocantins

Consultoria Empresarial Individual – Gestão Financeira

* 22 horas a negociar

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Colinas do Tocantins

Demais eventos

Palestra Despertando para o Associativismo

Dia: 20/02 Horário: 08h às 10h

Local: Auditório da Associação Comercial de Colinas do Tocantins (Acicolinas)

Palestra Qualidade no Atendimento

Dia: 20/02 Horário: 20h às 22h

Local: Câmara Municipal ou Prefeitura – a definir

Curso Atendimento a Clientes

Período: 18 a 20/02 Horário: Vespertino

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Guaraí

Programa Próprio: Portas Abertas

Dia: 16/02 Horário: 19h

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Guaraí

Programa Próprio: Despertando o Empresário

Dia: 17/02 Horário: 19h

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Guaraí

Programa Próprio: Coletando Informações

Dia: 18/02 Horário: 19h

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Guaraí

Programa Próprio: Portas Abertas

Dia: 18/02 Horário: 17h

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Colinas do Tocantins

Programa Próprio: Despertando o Empresário

Dia: 18/02 Horário: 19h

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Colinas do Tocantins

Programa Próprio: Coletando Informações

Dia: 19/02 Horário: 19h

Local: Sala de Treinamentos do Sebrae em Colinas do Tocantins

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br