sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sebrae e parceiros promovem ENCONTRO EMPRESARIAL em Colinas do Tocantins e Guaraí

Visando disseminar os projetos desenvolvidos e atividades a serem realizadas pelos parceiros junto à micro e pequenas empresas da região médio norte.

Em Colinas do Tocantins o encontro ocorreu em (31/03) e em Guaraí nesta quarta-feira (01/04), ambos realizados no auditório do Sebrae, com a apresentação dos projetos e atividades desenvolvidas pelos parceiros, celebração de acordos e parcerias para o fomento das MPE´s e considerações dos empresários e instituições parceiras.

Os Encontros Empresariais visam o monitoramento das atividades e ações desenvolvidas pelo Sebrae e parceiros, junto às micro e pequenas empresas nos municípios da região médio norte, como também o fortalecimento das parcerias necessárias entre empresas e instituições para o desenvolvimento do comércio local.

Na oportunidade foram apresentadas as atividades realizadas pelo Sebrae e parceiros em Colinas do Tocantins e Guaraí em 2008/2009, para avaliação dos resultados e alinhamentos, através das considerações dos empreendedores dos municípios, os quais expressarão suas opiniões sobre a atuação dos parceiros.

Durante a execução dos Encontros Empresarias, Região Médio Norte é agraciada com a visita da Diretora Técnica do Sebrae/TO, Maria Emilia Jáber e da Colaboradora da UAC, Luciana Retes, que participaram dos encontros e efetivaram visitas aos núcleos setoriais do EMPREENDER e Projetos Finalísticos.

Segundo o gerente do Núcleo Regional Médio Norte os encontros são válidos, pois possibilitam a verificação das ações desenvolvidas pelo Sebrae e parceiros. “Os parceiros são fundamentais no processo de monitoramento e fomento ao empreendedorismo junto às micro e pequenas empresas, por este motivo o Sebrae realiza estes encontros”, explica Ademir Rego.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

Médio Norte inova na capacitação de empreendedores

Semana de capacitação disponibilizou conhecimento a empreendedores através de curso, palestra, oficinas, consultorias e momento empresarial.

Foram 10 dias de cursos, oficinas, consultoria e palestra que levaram aos empresários de Guaraí e Colinas muitas informações e uma gama de conhecimentos específicos para o setor. A Semana de Capacitação aconteceu de 16 a 20/03 em Guaraí e de 23 a 27/03 em Colinas proporcionando momentos de muito aprendizado para os empreendedores, tanto dos municípios citados, quanto das cidades vizinhas.

O novo método de abordagem do Sebrae iniciou-se em 2008 na região médio norte em forma de pacote empresarial, e agora em 2009 passou a se chamar Semana de Capacitação. O objetivo foi levar conhecimentos, no intuito de suprir as carências de informações identificadas nas micro e pequenas empresas. Através deste novo método mais 880 pessoas foram capacitadas durante este primeiro trimestre de 2009, dentre comerciantes formais e informais, acadêmicos, servidores públicos e futuros empreendedores.

“Através destas Semanas de Capacitações conseguimos utilizar os vários instrumentos de atendimento do Sebrae como cursos, palestras, oficinas, consultorias e momento empresarial, disponibilizados conforme o estágio de conhecimento e momento de cada participante. Foram atendidos desde o empreendedor que está iniciando seu negócio até empresários com negócios consolidados, como também, aqueles buscavam simplesmente informações”, ressalta o gerente do Núcleo Regional Médio Norte do Sebrae/To, Ademir Whitman.

De acordo com a gerente do Auto Bicicletão, Joselaine Nunes, o Sebrae a motivou há tirar um tempo para pensar no negócio, possibilitando a troca de experiências com outros empresários.

A analista Solange Oliveira e o trainee Alex Vera consideram que o resultado das Semanas de Capacitações foram positivos para o empresariado. “Fomos surpreendidos com a participação de um publico comprometido em adquirir conhecimentos”, ressaltam os colaboradores.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

1º Feirão de Móveis de Colinas colhe bons resultados

O evento promoveu os produtos e divulgou o trabalho do setor mobiliário na região.

Moveleiros colocaram em prática mais uma iniciativa do grupo, promovendo a primeira edição do Feirão de Moveis, que foi realizado nos dias 28 e 29 de março, na Feira Coberta do bairro Santo Antônio, em Colinas do Tocantins.

Foram colocados em exposição móveis de qualidade, de excelente durabilidade e com um preço acessível à comunidade. Durante os dois dias foram oferecidos diversos modelos de móveis como camas, mesas, armários, cômodas, portas, portais, cadeiras e muito mais.

Com o apoio do Sebrae na divulgação e coordenação do evento, tendo a parceria da Prefeitura Municipal na organização do ambiente, o feirão pode oferecer como diferencial a venda a vista e sem custos adicionais aos consumidores, o que resultou em bons negócios.

Os resultados positivos obtidos nesta primeira edição levaram o grupo a realizar 5 mil reais em negociações, sendo que todos os produtos foram produzidos pelos associados, elevando cada vez mais o crescimento da Associação, que hoje é uma referência do setor de móveis no Tocantins.

De acordo com o presidente da Associação dos Moveleiros de Colinas (Amarco), Renivaldo Pires, o evento foi muito proveitoso, pois o grupo conseguiu atingir os seus objetivos. “Por ser a primeira edição temos algumas coisas para aprimorarmos para a próxima, mais este evento provou que temos condições de irmos mais além, quem sabe até levar esta iniciativa para outras cidades”, ressalta o presidente.

“Eles mesmos tomaram frente em organizar o evento e isto provou que eles têm condições de criar ações, com a ajuda de parcerias e realizá-las”, comenta o analista do Sebrae e gestor do projeto, Amaggeldo Barbosa.

O Projeto

Estruturado em 2002 através do Empreender, o projeto Moveleiros de Colinas do Tocantins faz parte desde 2007 dos Projetos Finalísticos do Sebrae, tendo a participação de 16 empresários do ramo, sendo que os mesmos estão em constante atuação, buscando novos conhecimentos e inovações para o setor.

Neste novo ano o grupo tem como objetivos continuarem promovendo a sustentabilidade e o fortalecimento das empresas fabricantes de móveis de madeiras e derivados, levando-as a aumentarem seu volume de vendas, produtividade e redução dos custos de insumos, procurando criar um ambiente apropriado e favorável para o desenvolvimento da atividade no município de Colinas do Tocantins. Parceiros

São parceiros do projeto o Sebrae/TO, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, FIETO, Associação Comercial e Industrial de Colinas do Tocantins (Acicolinas) e Prefeitura Municipal de Colinas do Tocantins.

Por: Rafael Ferreira Torres E-mail: rafael.torres@to.sebrae.com.br

terça-feira, 31 de março de 2009

Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae Tocantins
Telefone: (63) 3219 3302 / 3303
layala.cardoso@to.sebrae.com.br